Projeto: Educação no Trânsito. Já!
PÚBLIVO
ALVO:
Escola
e Comunidade
IDEALIZADORES:
ATTA;
Secretaria
de Educação;
Escola
JUSTIFICATIVA:
O
homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de
alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente,
nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das
pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais onde
são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito
também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo:
congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de
convivência entre pessoas.
Assim,
propomos o desenvolvimento deste projeto, seguindo diversos exemplos positivos
existente em todo país, e as normas para uma boa convivência no trânsito. Pois
sabemos que orientando os alunos enquanto crianças podemos estar contribuindo
para um futuro melhor em todos os aspectos.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir sobre o assunto;
Interagir com brinquedos e
instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
Estabelecer relações espaciais
dominando progressivamente as direções;
Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos), através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema;
Conhecer sinais e regras de trânsito.;
Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
Elencar atitudes de segurança no trânsito.
Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos), através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema;
Conhecer sinais e regras de trânsito.;
Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
Elencar atitudes de segurança no trânsito.
- Relatos de trajetos feitos pelas crianças
- Contação de Histórias *Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
- Músicas
- Produções Textuais
- Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente a escola ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
- Palestra
- Confecção de carrinhos de papelão
- Elaboração de um circuito no pátio
- Entrevista com aluno guia e guarda de trânsito
- Colocação de placa de advertência e tachões de redução de velocidade
- Confecção de placas, cartazes
- Apresentação de teatro das crianças e de adultos
- Montagem de painéis
- Passeio na Auto-escola
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( sinaleiro, pedestres, faixas)
- Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sonsa produzidos
- Visita do DETRAN à Instituição ou vice versa.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.
Distribuição
de atividades para apresentação na culminância do projeto
Infantil
II
|
Confeccionar
tarja educativas.
|
1
ano
|
Confecção
dos semáforos.
|
2º
ano
|
Confeccionar
placas de trânsito para colocar na pista da escola afixadas em latas vazias.
|
3º
ano
|
Paródias,
músicas.
|
4º
ano
|
Reutilização
de aventais, identificando a função de cada pessoa no trânsito.
|
5º
ano
|
Concurso
de carrinhos de papelão.grafico
|
Se
Liga
|
Pesquisa
envolvendo acidentes de trânsito.
|
CRONOGRAMA
Elaboração
do Projeto
|
17/04
|
Apresentação
para a equipe
|
19/04
|
Desenvolvimento
|
23/04
a 27/04
|
Culminância
|
27/04
|
Apresentação
de resultados
|
04/05
|
CULMINÃNCIA
A
culminância aconteceu de forma muito dinamizada, com participação de alunos dos
dois turnos, para assistirem a uma palestra sobre o trânsito, ministrada pela
Professora Djalva, secretária adjunta da Secretaria de Educação do Município, às
10:00 hs, incluindo também várias apresentações das turmas do turno da manhã.
Os
trabalhos continuaram pela tarde, onde as crianças apresentaram jograis, pistas
com carrinhos confeccionados com materiais reciclados, poesias, paródias,
dentre tantas atividades já vivenciadas durante todo o período do projeto.
Fazendo
uma avaliação do projeto, a escola mais uma vez fez o seu papel, pois
percebemos na apresentação dos nossos alunos e em vários testemunhos que o
objetivo do projeto foi atingido, consolidando uma aprendizagem bastante
significativa por parte dos mesmos relacionados com o trânsito.
BIBLIOGRAFIA
Utilização
dos livros Vida em Transito do PET – Programa Educação no Trânsito.
GALERIA DE FOTOS
Glácia parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluir