sexta-feira, 27 de abril de 2012


Projeto: Educação no Trânsito. Já!

PÚBLIVO ALVO:
 Escola e Comunidade

IDEALIZADORES:
ATTA;
Secretaria de Educação;
Escola

JUSTIFICATIVA:
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Assim, propomos o desenvolvimento deste projeto, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, e as normas para uma boa convivência no trânsito. Pois sabemos que orientando os alunos enquanto crianças podemos estar contribuindo para um futuro melhor em todos os aspectos.

OBJETIVO GERAL

            Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir sobre o assunto;
Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
Estabelecer relações espaciais dominando progressivamente as direções;
Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo, objetos diversos), através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema;
Conhecer sinais e regras de trânsito.;
Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
Elencar atitudes de segurança no trânsito.

 
PROCEDIMENTOS/ METODOLOGIA

- Relatos de trajetos feitos pelas crianças
- Contação de Histórias *Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
- Músicas
- Produções Textuais
- Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente a escola ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
- Palestra
- Confecção de carrinhos de papelão
- Elaboração de um circuito no pátio
- Entrevista com aluno guia e guarda de trânsito
- Colocação de placa de advertência e tachões de redução de velocidade
- Confecção de placas, cartazes
- Apresentação de teatro das crianças e de adultos
- Montagem de painéis
- Passeio na Auto-escola
- Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
- Passeio nas proximidades da escola, observando o movimento ( sinaleiro, pedestres, faixas)
- Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sonsa produzidos
- Visita do DETRAN à Instituição ou vice versa.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos registros bem como da auto-avaliação das professoras.
Distribuição de atividades para apresentação na culminância do projeto
Infantil II
Confeccionar tarja educativas.
1 ano
Confecção dos semáforos.
2º ano
Confeccionar placas de trânsito para colocar na pista da escola afixadas em latas vazias.
3º ano
Paródias, músicas.
4º ano
Reutilização de aventais, identificando a função de cada pessoa no trânsito.
5º ano
Concurso de carrinhos de papelão.grafico
Se Liga
Pesquisa envolvendo acidentes de trânsito.


CRONOGRAMA
Elaboração do Projeto
17/04
Apresentação para a equipe
19/04
Desenvolvimento
23/04 a 27/04
Culminância
27/04
Apresentação de resultados
04/05

CULMINÃNCIA
A culminância aconteceu de forma muito dinamizada, com participação de alunos dos dois turnos, para assistirem a uma  palestra sobre o trânsito, ministrada pela Professora Djalva, secretária adjunta da Secretaria de Educação do Município, às 10:00 hs, incluindo também várias apresentações das turmas do turno da  manhã.
Os trabalhos continuaram pela tarde, onde as crianças apresentaram jograis, pistas com carrinhos confeccionados com materiais reciclados, poesias, paródias, dentre tantas atividades já vivenciadas durante  todo o período do projeto.
Fazendo uma avaliação do projeto, a escola mais uma vez fez o seu papel, pois percebemos na apresentação dos nossos alunos e em vários testemunhos que o objetivo do projeto foi atingido, consolidando uma aprendizagem bastante significativa por parte dos mesmos relacionados com o trânsito.

BIBLIOGRAFIA
Utilização dos livros Vida em Transito do PET – Programa Educação no Trânsito.


GALERIA DE FOTOS




































Um comentário: